7 de março de 2008

SURAT FATIHA – Um belíssimo tesouro!

Assalamo Aleikum Warahmatulah Wabarakatuhu,
JUMA MUBARAK - SURAT FATIHA – Um belíssimo tesouro!

É relatado que Raçulullah (Sallalahu Aleihi Wa Salam) disse: “Foram-me concedidas 4 coisas do Tesouro do Arsh (Trono) de Allah, das quais nenhuma delas antes fora oferecida a alguém:
1 – Surat Fatiha; 2 – Áyiat Kursi; 3 - O último versículo do Surat AlBaqarah; 4 - O Surat Kauçar.
Tendo em conta todas as religiões existentes no mundo, o Surat Fatiha, é o Surat mais recitado em todo o Universo. É o Surat que antecede aos outros Surats, em cada um dos ciclos de cada oração dos Muçulmanos. Dependente do número de ciclos (rakates) que cada um de nós faz em cada Salat (oração), posso referir que por dia, um Muçulmano “recorda” este Surat, 48 vezes por dia, sem contar com as orações facultativas (Tahiato Uzú, Tahiato Masjid e outros).
Quando no Salat em congregação o Imam termina a “leitura” do Surat Fatiha e todos nós dizemos “AAMIN”, será que tomámos consciência de que foi uma prece que acabamos de fazer ao nosso Senhor e Sustentador? Será que sentimos a intensidade e o significado?
O ser humano vive o dia a dia cheio de preocupações. A ciência e a tecnologia vieram trazer grandes virtudes para a humanidade. Mas, no entanto, vivemos o dia a dia cheios de pressa, angustiados e eléctricos (ninguém nos pode dizer nada, pois muitas vezes reagimos da pior forma). Fazemos tudo, incluindo as obrigações religiosas, uma autentica rotina das nossas vidas. Devemos sempre ponderar e procurar a perfeição na oração e isso faz com que tentemos perceber o que estamos a “recitar” em Árabe.
O Surat Fatiha é uma autentica oração. É um louvor a Allah Subhana Wataala, porque utilizamos os atributos, RAB (Senhor, no sentido de Sustentador e Protector), RAHMAN (Beneficente), RAHIM (Misericordioso), MALIK (Soberano) depois indirectamente HADI (nosso Guia). “A Ti sómente adoramos e a Ti sómente pedimos ajuda”- É uma prece para o preenchimento dos objectivos mundanos e da vida futura. Ele é o Unico a quem devemos adorar e pedir auxílio. O pedido do auxílio nunca deve ser pedido directamente ou por intermédio de algum Profeta, pois isso seria considerado Shirk (Idolatria).
Devemos incluir nas nossas preces, “YA HADI YHDINA SIRATAL MUSTAQUIM”. Oh Hadi (nosso Guia)! guia-nos para um bom caminho.
Aqui vai a tradução do SURAT FATIHA:
1– Em nome de Deus, o Beneficente , o Misericordioso; 2- Louvado seja Deus, Senhor (Protector e Sustentador) dos Mundos: 3- O Beneficente e o Misericordioso; 4- Senhor do dia do Julgamento; 5- A Ti sómente adoramos e a Ti, sómente, pedimos ajuda; 6- Mostra-nos o caminho recto; 7- O caminho daqueles a quem Tu concedeste a Tua Graça; daqueles que não incorrem na Tua cólera e que não se perdem. AAAMEEN!.
(Texto obtido da tradução do Sagrado Alcorão-por M.Yiossuf M. Adamgy). Recomendo que voltem a ler a primeira parte da tradução do sagrado Alcorão, produzida por este meu amigo, pois lá encontrarão muitas referencias àcerca do Surat Fatiha. Ler e recordar, pois somos humanos e é bom relembrar de vez em quando. Alguém me dizia de que se Allah Subhana Wataala não nos desse a faculdade de esquecer, ainda hoje estaríamos a chorar a morte dos nossos antepassados.

Recitem o Surat Fatiha, quando iniciarem as vossas duás-preces, quando estiverem a sair de casa, quando se preparem para dormir, quando iniciarem uma caminhada, quando conduzirem os vossos automóveis ou camelos!, quando tiverrem dores de cabeça, e quando e quando....
Abdul Malik Ibn Umair (Radiyalláhu An-hu), relatou que o Profeta Muhammad (Sallallahu Alei Wa Ssalam disse” No Surat Fátiha, existe uma cura de todas as doenças”.
Estas palavras e recordações, são primeiro dirigidas a minha pessoa, pecador e ignorante. Só Allah SubhanaWataala, o Eterno, é que é livre dos defeitos e é conhecedor de tudo.
Façam o favor de ter um bom dia de Juma.
Cumprimentos
Abdul Rehman