20 de março de 2008

O último versículo do Surat AlBaqarah

Relembrando o tema do meu último Juma Mubarak:

É relatado que Raçulullah (Sallalahu Aleihi Wa Salam) disse: “Foram-me concedidas 4 coisas do Tesouro do Arsh (Trono) de Allah, das quais nenhuma delas antes fora oferecida a alguém:

1 – Surat Fatiha; 2 – Áyiat Kursi; 3 - O último versículo do Surat AlBaqarah; 4 - O Surat Kauçar.

Para este Juma, vou referir ao último versículo do Surat AlBaqarah.

Em Lourenço Marques, Hoje Maputo, capital de Moçambique, nos meus tempos de criança e juventude, a minha família reunia por mais variados motivos – falecimentos, visitas a doentes, dias festivos e é claro nos casamentos.
Quando falecia algum familiar, para a realização daquilo que se chamava de Ziárat (leitura do Alcorão e prece, em memória do falecido), a concentração de familiares mais chegados, chegava a ultrapassar uma centena. Um dos nossos familiares mais erudito, depois da leitura individual do sagrado Alcorão, antes de começar a prece propriamente dita, começava com o Surat Fatiha e de seguida recitava o último versículo do Surat AlBaqarat. Na altura, raros eram aqueles que sabiam a tradução dos versículos, pois infelizmente, pouco ou nada existia traduzido do Alcorão e do Hadice. Mas quando chegava à última parte do versículo que refere: “Rabanna la tuahizná in nassina au ahtalna. Rabanna uala tahmil ãleiná issran kama hamaltahu ãlallazina min kabliná. Rabanna walá tuhamilná ma lá tuakatalanabihí. Wuafuáná, Wuafirlaná, Wuarhamná. Anta Maulana fansurna ãlalkaumilkáfirina”,-“Ó nosso Senhor! Não nos condenes se esquecermos ou errarmos; Ó nosso Senhor! Não nos sobrecarregues como sobrecarregastes os nossos antepassados. Ó nosso Senhor! Não nos imponhas o que não temos forças para suportar e tolera-nos, perdoa-nos, e tem misericórdia de nós. Tu és o nosso Protector; ajuda-nos, pois, contra o povo descrente”- e era ver as pessoas a soluçarem ou ficarem com os olhos húmidos.

Sobre este versículo, existe uma narrativa de Hazrat Abu Hurairah (Radyalhahu An-hu), que afirma que este duá, quando era feito pelo nosso Profeta Muhammad Sallalahu Aleihi Wassalam, era aceite (Muslim e Bhukari).

Quando diáriamente recito este versículo, lembro-me dos meus falecidos; Minha mãe que fez o favor de me dar uns valentes tabefes (e bem merecidos, Masha Allah); Quando eu estava no serviço militar, longe do aconchego e do bem estar da casa, meu pai escrevia cartas, confortando-me e lembrando-me dos cinco salates diarios; Minha segunda mãe que me mimou como do seu filho se tratasse; As minhas tias, a cujas casas quando visitava, voltava sempre alegre e com a fome saciada das doçarias; Também de todos os outros familiares chegados, a quem sinto muita saudade e que foram deixando este mundo e que mais cedo ou mais tarde, também chegará o meu e o nosso dia.

Hazrat Ibn Abbas (Radyaallahu An-Hu), narrou: “Nós, um grupo dos Sahabas (Radyalhahu-an-huma), estavámos sentados na companhia do Profeta Muhammad (Sallalahu Aleihi Wassalam). Jibraeel (Aleihi Salam)-Anjo Gabriel- estava também presente. Subitamente, em cima, foi ouvido um som característico duma porta a abrir-se. Jibraeel (Aleihi Salam), levantou-se atentamente para ver. E ele disse “a porta que foi agora aberta, não é aberta de forma regular. O narrador continuou: Entretanto um anjo desceu e veio ter com o Profeta Muhammad (Sallalahu Aleihi Wassalam) e disse: “Notícias alegres para ti, pelas duas luzes celestiais, que nunca foram dadas a nenhum mensageiro antes de ti. A primeira é a Surat Fatiha e a segunda é a ultima parte do Surat AlBaqarah. Se tu recitares (leres), mesmo uma letra dos mesmos, tu irás alcançar (obter) a referida luz celestial”. (Muslim).

Nota: Quer dizer que por ler (recitar), por exemplo, do Surat Fatiha, “Ihdi nas Siratul Mustaqueem” Allah Subhana Wataala, certamente que irá mostrar o melhor caminho. E se depois ao recitar a ultima parte do Surat AlBaqarah, Allah, nosso Perdoador, aceitará o duá (prece) e dar-te-á aquilo que Lhe pediste.

Abu Saeed Ansaari (Radyalhahu An-Hu), narrou que Rassululah (Sallalahu Aleihi Wassalam) referiu: “A pessoa que recitar os dois ultimos Aiates do Surat AlBaqarah, será o suficiente para ele, para toda a noite”.

Relembro que o dia de Juma é o melhor dia da semana. Consta num hadice, que o Profeta Muhammad (Sallalahu Aleihi Wassal) disse: Perante Allah Subhana Wataala,, a sexta feira é o dia mais excelente e o mais distinto entre os dias da semana. É tão virtuoso que até supera os dois dias de Ide.

Em anexo, segue a tradução do última parte do Surat AlBaqarah – Obtida através da tradução do Sagrado Alcorão – Al Furqan – Yiossuf Adamgy.

Façam o favor de ter um bom dia de Juma.
Abdul Rehman