16 de maio de 2008

OS DIREITOS DOS PAIS – PARTE 1

ASSALAMO ALEIKUM WARAHMATULAH WABARAKATUHU,
BISMILLAHIR RAHMANIR RAHIM,
JUMA MUBARAK

OS DIREITOS DOS PAIS – PARTE 1
PAIS, VIVOS E FALECIDOS – E TAMBÉM QUE NÃO SÃO MUÇULMANOS!
Allah Subhana Wataala tornou a satisfação dos pais como Sua satisfação e o descontentamento deles como Seu descontentamento:
Allah Subhana Wataala refere no sagrado Alcorão:
“ O teu Senhor decretou que não prestasses culto a ninguém, salvo a Ele e que mostrasse bondade para os pais. Se um deles, ou ambos, alcançarem uma idade avançada junto de ti, não exprimas “uff”- qualquer palavra de blasfémia, ou de repulsa para eles – mas dá-lhes uma palavra bondosa. E baixa sobre eles a asa da humildade por meio da compaixão, e dize : SENHOR MEU! TEM PENA DELES, ASSIM COMO TIVERAM AO CUIDAR DE MIM QUANDO EU ERA PEQUENO. O vosso Senhor está apercebido do que se passa nas vossas mentes. Se sois justos, sem dúvida Ele foi sempre indulgente para esses que voltam para Ele” (XVII:23 a 25).
Já agora, nas vossas preces diárias, incluam o duá que está acima sublinhado.
Allama Ibn Khatir menciona uma passagem no seu livro de Tafssir na qual diz que um homem ancontrava-se carregando a sua mãe nas costas para que ela efectuasse Tawáf (dar as 7 volta) a volta da Kaaba, durante a peregrinação à Meca. Ele perguntou ao Profeta Muhammad (Sallalahu Aleihi Wassalam) se deste modo ele tinha preenchido os direitos dela. O Profeta (Sallalahu Aleihi Wassalam) respondeu que nem sequer pagou por uma simples respiração dela.
E ainda Allah Subhana Wataala refere no Alcorão”:
“E Nós ordenámos ao homem que fosse bondoso para seus pais. Sua mão transportou-o no ventre em fraqueza sobre fraqueza, amamentando-o durante dois anos. Dá-me , a Mim e a teus pais, os teus agradecimentos. Para Mim voltareis.” (XXXI:14).
Incha Allah (Se Deus quizer), nos próximos Jumas, irão receber mais algumas referências sobre os direitos dos pais.
Façam o favor de ter um bom dia de sexta feira.
Cumprimentos
Abdul Rehman