2 de março de 2008

DIÁLOGO ENTRE MUHAMMAD HARIARA E ABDUL REHMAN

ASSALAMO ALEIKUM WARAHMATULAH WABARAKATUHU

MUHAMMAD HARIRA – Bhai Abdul Rehman, porque motivo tem essa fita amarrada à cabeça?
ABDUL REHMAN – Estou com muita dor de cabeça e por isso amarrei a fita para ver se a dor passa.
MUHAMMAD HARIRA – Então Bhai Abdul Rehman, quando o vejo com saúde, nunca reparei qualquer sinal a indicar a boa disposição!

Esta passagem, referida nos manuais Islâmicos, vem alertar-nos para que nos momentos difíceis, deveremos estar pacientes, solicitando sempre a ajuda de Deus, nosso Protector, lembrando que há outros seres humanos com problemas muito piores. Quando estamos bem, devemos também dar graças a Ele pelo nosso bem estar e também dar uma palavra amiga aos que estão a passar por dificuldades.
Nos diálogos que tive com os médicos e com os estudantes de medicina, ficou comprovado de que os doentes hospitalizados e que têm fé em Deus, são os que melhor suportam a dor e o sofrimento.

Nota: Os personagens acima referidos, foram adaptados. A mensagem que hoje vos transmito é uma dedicatória ao meu amigo Si Muhammad, a quem acrescentámos o nome de Harira, não só para o deferenciar de outros irmãos com o mesmo nome, mas também porque nos meses de Ramadan está sempre presente na cozinha do Centro Cultural Islâmico do Porto, cozinhando entre outras iguarias, o famoso Harira (uma sopa marroquina altamente nutritiva, que leva legumes, carne, grão e outros ingredientes).
Abdul Rehman